EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


As particularidades do professor enquanto indivíduo, a maneira que ele tem de trabalhar, de se relacionar com as pessoas, a convivência dele com os alunos, suas atitudes perante o comportamento deles, perante o fazer pedagógico, os seus sentimentos e emoções relativos à realidade em que está inserido são fundamentais para a compreensão desse profissional, enquanto professor da EJA.

 

Morin (2006) define essa compreensão, sob três procedimentos: objetiva, subjetiva e complexa.

 

Neste sentido, é correto afirmar que a compreensão:

 

I. objetiva nos apresenta a prática pedagógica e o modo de ser do professor,

II. subjetiva nos permite identificar os sentimentos e emoções do professor frente à realidade de trabalho.

III. subjetiva  permite identificar os sentimentos dos  alunos e tudo o que acontece  fora da sala de aula, ou seja, na comunidade, na família.

IV. complexa, nos mostra o sentido de ser um sujeito atuante na EJA.

 

 

São corretas as afirmativas:


III apenas.


I, II, III e IV.


I e IV.


II apenas.


I, II e IV.

Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 1 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.

 

Enquanto sujeito maduro e socialmente ativo, o adulto é portador de um conjunto de __________________ pessoais, profissionais e de aprendizagem que lhe permitem decidir sobre sua  __________ . Quanto a isso, é fundamental considerar: o homem é, ao mesmo tempo, sujeito que aprende e que ensina.

As palavras que completam corretamente a afirmativa é:


experiências, aprendizagem.


responsabilidades, motivação.


aprendizagens, prontidão.


motivações, aprendizagem.


saberes, autoconceito.

Os alunos que cursam a EJA de uma determinada escola municipal, se mostraram muito interessados ao participarem do Jogo de Letras.

 

 Leia a análise realizada pela professora:

 “Todos os alunos adoraram esse jogo. Ele possibilitou desenvolver a leitura de palavras refletindo sobre os sons. Eles utilizaram pistas para fazerem a leitura. Por exemplo: “abacaxi, termina com i” e, assim, iam à busca da palavra. Nesse jogo, o aluno tem a possibilidade de ler, mesmo sem saber ler convencionalmente. E, quando ele percebe que precisa centrar a atenção no som, consegue entender a lógica das relações (som-grafia). ”

(Prática retirada do livro Pro-Letramento – Fascículo 5; página 212.)

 

Considerando o relato da professora, avalie as afirmações a seguir:

 

I. Ver os alunos refletindo sobre a palavra, confirma a importância de o professor mediar e diversificar as formas de aprendizagem na sua rotina de sala de aula.

II. O jogo promoveu a reflexão dos alunos que se encontram em momentos específicos no processo de apropriação da escrita alfabética.

III. O jogo estimulou os alunos a refletirem sobre o sistema de escrita alfabética.

 

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


II e III.


I e III.


I, II e III.


I apenas.


I e II.

A docente Bia preparou o planejamento do seu trabalho a partir do que sabiam seus alunos da EJA. Como ela podemos planejar melhor nossas aulas quando conhecemos o que já sabem os educandos em relação ao que será ensinado. Uma boa forma de iniciar um novo conteúdo é realizar sondagens  sobre o que já é conhecido sobre ele.

Esta prática realizada pela professora Bia demonstra um tipo de avaliação. Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem consideradas verdadeiras e F para as falsas.

Avaliação punitiva.

Avaliação classificatória.

Avaliação diagnóstica.

Avaliação somativa.

 

Assinale a sequência CORRETA:


F, V, V, V


V, F, V, F


F, F, V, F


V, V, F, F


V, V, V, V

Apesar da relevância de algumas medidas adotadas, como é o caso da inclusão da EJA no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), não se constituíram em política de Estado; limitaram-se à sobreposição de ações de vários setores do governo, particularmente, realizadas por meio da adesão por interesse nos recursos dos programas federais, e/ou por meio da parceria pública-privada. A política para a EJA priorizou programas de menor institucionalidade, vinculados à alfabetização de adultos e à elevação de escolaridade e/ou à educação profissional.

 

Em relação ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (PROJOVEM) é correto afirmar que:

 

I. Esse Programa foi criado em 2005, sendo parte das ações da Política Nacional de Juventude.

II. Sua meta inicial era a inclusão de jovens por meio da elevação de escolaridade, da profissionalização básica e da ação comunitária.

III.Sua criação possuía um caráter emergencial, com a duração de 18 meses (primeiramente eram 12 meses), material pedagógico próprio e um auxílio de custo.

 

São corretas as afirmativas:

 


I, II e III.


II apenas.


I e III.


III apenas.


I e II.

De acordo com as leituras, estudos e partindo do que nos mostra a realidade podemos pensar a escola sob diferentes perspectivas: a escola como espaço de sociabilidade, de transformação social e como espaço de construção do conhecimento.

Neste sentido, é correto afirmar que:

I. Conhecer outras pessoas, apropriar-se de elementos culturais diferentes dos seus, relacionar-se, são ações importantes para o crescimento pessoal de todos nós.

II. É no contato com o outro e na vivência de relações e experiências diversas que enriquecemos nosso modo de ver e agir no mundo.

III. A escola desempenha um papel importante: o de proporcionar o encontro do(a) aluno(a) com as outras possibilidades de relação e de realização pessoal.

São corretas as afirmativas:


I e III.


II apenas.


III apenas.


I e II.


I, II e III.

Leia atentamente o trecho extraído do capítulo 3 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.

Uma maneira muito interessante de fortalecer o protagonismo do aluno é possibilitar o desenvolvimento de projetos. Esses potencializam a interdisciplinaridade, pois permitem uma articulação e integração entre as diversas áreas de conhecimento, visando ao aprofundamento das investigações a serem realizadas a partir de uma ________________________suscitada pelos autores e atores do processo educativo: docentes e discentes.

 

A palavra que completa corretamente a afirmativa é:


problematização


intervenção


avaliação


participação


demonstração

Os usuários do Serviço de MSE são adolescentes de 12 a 18 anos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente e suas famílias.

Os objetivos deste serviço são:

I. (   ) Criar condições para a construção/reconstrução de projetos de vida.

II. (   ) Contribuir para o estabelecimento da autoconfiança e a capacidade de reflexão sobre as possibilidades de autonomias.

III. (   ) Possibilitar acessos e oportunidades para a ampliação do universo informacional e cultural e o desenvolvimento de habilidades e competências.

IV. (   ) Fortalecer a convivência familiar e comunitária.

 

São corretas as afirmativas:


II, III e IV.


I, II, III e IV.


I apenas.


I, II e III. 


IV apenas.

Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 1 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.

 

Para o filósofo e educador ________________, a escola é, por excelência, o lugar de trabalho, labor intelectual configurado nos processos de ensino e aprendizagem. Por isso, inclusive, deve revelar-se como espaço de uma convivência que permita aos sujeitos uma experiência de pensamento como movimento crítico-criativo.

A palavra que completa corretamente a afirmativa é:


Jean Piaget


Moacir Gadotti


Miguel Arroyo


Paulo Freire


Dermeval Saviani

Agora, veja o depoimento a seguir de uma professora que atua em uma turma de EJA.

 


Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

I. No depoimento  da professora é possível identificar a intervenção da coordenadora na definição do planejamento.

II. O depoimento mostra-nos que, mesmo assim ela se preocupa em prever e organizar as atividades com antecedência.

III. Em uma das afirmativas, percebemos a evidência da dimensão subjetiva da prática de ensino.

IV. Pelo depoimento, podemos notar que diferentes fatores interferem na ação de planejar. 

 

Assinale a sequência CORRETA:

 


V, F, F, F


V, V, F, F


V, V, V, V


V, F, V, F


F, V, V, V

Páginas: 123456789